Estudantes das áreas de Engenharia Civil e Arquitetura se deparam com conceitos como deslocamento, momentos, flambagem, estabilidade e resistência e também com elementos como pórticos, treliças, vigas, arcos e pilares em vários momentos do curso. E fica, para grande parte dos alunos, um sentimento de “falta alguma coisa” sempre que os mesmos são citados em sala de aula. Quando se trata das disciplinas estruturais, a didática  é predominantemente teórica, com introdução do conteúdo por meio de cálculos, deixando assim extremamente abstratos todos esses termos e conceitos. Mesmo quando do interesse do professor, é realmente difícil elaborar práticas ou aulas audiovisuais que consigam tornar esses fenômenos físicos perceptíveis aos sentidos das pessoas. Foi assim, a partir do interesse de visualizar o que estava estudando, que o arquiteto Márcio Sequeira de Oliveira resolveu, em 2004, quando cursava sua especialização em Engenharia de Construções em Aço na Universidade Federal de Ouro Preto – MG, desenvolver algo que ele pudesse modelar de forma tátil, que permitisse na prática a observação do comportamento resultante dos esforços nas estruturas.

Desde 2004, quando o projeto se iniciou, até o ano de 2014, quando a produção do produto foi iniciada, o simulador “Mola Structural Model” evoluiu muito. Foram feitos nesses dez anos mais de 40 ensaios, na busca pela máxima aproximação dos modelos ao comportamento de estruturas reais. Em seu mestrado, também em Ouro Preto, Márcio apresentou em 2005 um prédio representado pela estrutura de molas, trabalhando a validação do simulador através da comparação das imagens da estrutura deformada tanto no software quanto no simulador. Seguiu apresentando desde então teses em diversos países e assim o interesse pela produção de um kit Mola começou a crescer entre quem assistia as palestras. Assim, com a intenção de tornar possível a fabricação em escala comercial do produto, o que implicaria um alto investimento, Marcio investiu nas, muito conhecidas hoje em dia, campanhas de crowdfunding, onde as pessoas interessadas no kit ajudariam com uma quantia dentro de uma meta e receberiam recompensas em troca.

“O entendimento das estruturas é aspecto fundamental na criação da arquitetura. O Modelo Estrutural Mola é uma ferramenta excelente para a visualização dos fenômenos estruturais”. Dr. Arq. Siegbert Zanettini, Prof. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP, Brasil.

 

 

 

O Projeto Mola tornou-se definitivo dez anos depois, quando teve sucesso em sua campanha de financiamento coletivo no site https://www.catarse.me, arrecadando R$603.064,00, quando a meta inicial era de R$50.000,00. O projeto foi apoiado por 1524 pessoas e os produtos e livros puderam ser fabricados. Além da mola, que no simulador representa vigas e pilares, o kit de molas estruturais conta com mais seis tipos de peças. Há uma placa que simula pisos, lajes e paredes, podendo ser usada na vertical ou horizontal, esferas que fazem as ligações rotuladas e outra peça para ligações rígidas. Discos metálicos representam a ligação da base, simulando a fundação da edificação, enquanto uma chapa de aço representa o solo. Feitas de aço, as ligações entre essas peças são todas feitas através da atração de imãs.

O Kit básico é composto por:

  • 1 livro, que traz exemplos de estruturas montadas com as peças do simulador;
  • 1 base metálica, para montagem das estruturas;
  • e 1 conjunto de peças, para simular sua estrutura e testar nelas suas reações as diversas forças que a mesma pode vir a sofrer.

 

 

Assim que a campanha de financiamento foi encerrada, já haviam 1600 kits arrecadados pelos apoiadores. A comercialização esta sendo feita somente pela internet. Seguindo a página no Facebook @molamodel você pode ficar por dentro das novidades. No fim do ano passado a segunda campanha do Mola no site Cartase foi finalizada, superando a campanha do primeiro modelo. O Kit Mola 2 trouxe algumas novidades. Com o acréscimo de novas peças aumentaram-se as possibilidades de criação de estruturas.

 

 

 

Se você, como eu, não conseguiu adquirir ainda seu kit, há também a opção de cadastrar seu email no site http://www.molamodel.com/ , pois uma nova pré-venda dos Kits Mola estará disponível em breve, e cadastrando no site você será informado assim que os produtos estiverem disponíveis.

 

 

– A versatilidade desse produto é inquestionável. Pensado como introdução do ensino de estruturar aos alunos, o simulador serve de modelo de experimentação para os profissionais e novas aplicações para o Mola continuam surgindo, sendo utilizado por exemplo como alternativa para o ensino de estruturas para deficientes visuais. Para Marcos, o melhor do Mola é ser um modelo pessoal. “Você não precisa de instruções para usá-lo, não precisa entender de estruturas. Você consegue visualizar e entender uma séria de conceitos de uma forma intuitiva e lúdica” –